O ciclo da autossabotagem

E o que é a Autossabotagem?
Costumo dizer que Autossabotagem é aquele fiel inimigo de estimação que temos dentro de nós. É o comportamento que consciente ou inconsciente (na maioria das vezes) te impede de realizar tarefas, alcançar objetivos, metas ou até mesmo seus sonhos. Ela pode ser entendida como um processo sustentado por crenças internas limitantes (pensamentos negativos sobre Si mesmo) que te levam a adotar atitudes repetitivas que são prejudiciais no seu dia a dia. A Autossabotagem nos tendência a colocar empecilhos, obstáculos ou complicações até nas menores coisas que precisam ser executadas, sejam elas na vida pessoal (familiar, social, amorosa) ou profissional. Esse comportamento não costuma ser claramente percebido pela maioria das pessoas que se autossabotam. A origem desse comportamento pode está atrelado ao núcleo familiar ou nos traumas vividos na infância e/ou adolescência.
Um exemplo muito comum de autossabotagem é quando uma pessoa conscientemente quer conquistar ou fazer algo, ela sabe exatamente o que quer e como quer, mas, em contrapartida e de forma inconsciente, suas escolhas e ações são contrárias ao que se deseja.
Exemplos de autossabotagem:
* Procrastinar;
* Não ser constante: começar, mas abandonar diante das primeiras dificuldades;
* Negar suas próprias necessidades;
* Criar desculpas na hora de tomar decisões;
* Se comparar excessivamente com as outras pessoas;
* Sentir-se vítima da vida;

Se você se identificou com os comportamentos que descrevi aqui, procure ajuda profissional e quebre esse padrão da autossabotagem.

Compartilhe :

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp